+351 220 309 890 |

Perguntas Frequentes

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS QUE DEVO LEVAR COMIGO?

Todos os passageiros, incluindo crianças e bebés, devem possuir um documento de identificação com fotografia:

  • Dentro da União Europeia: Bilhete de Identidade válido
  • Fora da União Europeia: Passaporte
  • Para os Estados Unidos da América – é obrigatório ser portador de passaportes de leitura ótica. Caso não possua este passaporte, poderá ver o seu embarque negado.

As cédulas pessoais, identificações militares ou judiciais, não são válidas para transpor as fronteiras portuguesas.
Todos os documentos deverão estar dentro dos limites de validade indicados.
Certos países exigem que o Passaporte tenha ainda, pelo menos, 06 meses de validade.

 

QUAL A DOCUMENTAÇÃO DE VIAGEM QUE É NECESSÁRIA LEVAR ANTES DE VIAJAR?

Antes de viajar verifique se é portador dos seguintes documentos:

  • Bilhetes ou reserva de avião;
  • Voucher do Hotel;
  • Transferes ou aluguer de viatura;
  • Seguro de Viagem;
  • Excursões, etc.

É importante verificar o Programa/Itinerário de viagem e reconfirmar os voos com 72h de antecedência. O não cumprimento desta norma pode dar origem ao cancelamento do lugar confirmado.

 

ONDE POSSO ADQUIRIR O SEGURO DE VIAGEM?

Na Programação dos operadores turísticos, regra geral, estão incluídos seguros de viagem.
Para o caso de não estarem incluídos, poderá adquirir connosco o mesmo. Por favor consulte-nos.
É aconselhável que leia atentamente a apólice do seguro que adquiriu. Sempre que ocorrer um sinistro e pretenda ativar o seu seguro, deverá de imediato e, no momento da ocorrência, entrar em contacto com a empresa de assistência em viagem, através do número destacado na apólice do seguro. Seguidamente, deverá atuar de acordo com as indicações dadas pela empresa de assistência em viagem, bem como, guardar todos os comprovativos de eventuais despesas para fazer devida prova destas despesas. Poderá usar igualmente este número se necessitar de qualquer tipo de assistência em viagem.
O seguro nunca deverá ser ativado após o regresso de viagem.
 

QUE CUIDADOS DE SAÚDE DEVO TER ANTES DE VIAJAR?

Certifique-se que antes de iniciar uma viagem está de boa saúde. Se usar óculos ou lentes de contacto leve um par de reserva ou uma receita dos mesmos por uma questão de precaução. Se tomar um medicamento específico assegure-se que o leva em quantidade suficiente, pois poderá não estar disponível no local que for visitar. Leve a receita e a parte da embalagem que identifica o tipo de medicamento e não a sua marca (que poderá não existir no país para onde vai viajar), o que pode facilitar a sua substituição. É recomendável possuir uma receita do seu médico com letra legível de modo a provar legalmente que usa o medicamento. Não exceda as quantidades necessárias à sua utilização pessoal durante a viagem, porque transportar grandes quantidades de medicamentos pode levantar suspeitas. Os passageiros com necessidades especiais devem informar-se previamente das condições para transporte de produtos em líquido ou gel. Para utilização de medicamentos injetáveis, deve solicitar por escrito ao INAC, uma autorização especial para transporte da seringa e do medicamento a injetar como bagagem de cabina, apresentando para o efeito um atestado médico que comprove que o passageiro necessita do medicamento, assim como, mencionar o n.º do voo, data, companhia aérea, destino e identificação do passageiro.

 

É NECESSÁRIO TOMAR ALGUMA VACINA ANTES DE VIAJAR?

São necessárias para alguns países, sendo o risco de infeção muito maior em crianças e grávidas. As vacinações devem ser feitas com algum tempo de antecedência, pois algumas requerem uma dose inicial seguida de um reforço. Algumas vacinas não podem ser administradas ao mesmo tempo que outras. Os comprovativos de todas as vacinas devem ser feitos num certificado internacional de vacinas administrado nos centros de vacinação internacional.
Consulte-nos sobre as vacinas obrigatórias para o destino escolhido. Se desejar consultar os centros de vacinação mais próximos da sua zona de residência, clique no link abaixo:
https://www.sns.gov.pt/#a2

 

QUERO LEVAR O MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO DE FÉRIAS, O QUE DEVO FAZER?

Contacte-nos, para que lhe seja facultada toda a informação referente aos procedimentos necessários. O transporte na cabine ou no porão depende do tamanho do animal.

 

QUERO LEVAR UM EQUIPAMENTO DE DESPORTO OU INSTRUMENTO MUSICAL, O QUE DEVO FAZER?

Contacte-nos, para que lhe seja facultada toda a informação referente aos procedimentos necessários. O transporte na cabine ou no porão depende das dimensões do mesmo.

 

PARA ONDE VOU VIAJAR, PRECISO DE VISTO?

Certos países obrigam a visto antes da entrada no mesmo. Para mais informações consulte o link abaixo ou consulte-nos.
https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/conselhos-aos-viajantes

 

VOU VIAJAR COM MENORES. QUE DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA A SUA VIAGEM?

  • Viajando por avião em Portugal: Todos os menores, que viajem em Portugal, por avião, deverão ser portadores de Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão válido. O Bilhete de Avião deverá ter nome igual ao do B.I./C.C. para completa identificação do menor pelas autoridades aeroportuárias.
  • Viajando para o estrangeiro: Todos os menores que viajem para o estrangeiro, independentemente de quem os acompanhe, deverão estar munidos de Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão, quando se desloquem no espaço da União Europeia. Fora desta, para qualquer outro país, deverão estar munidos de Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão e do Passaporte.
  • Caso o menor viaje sozinho ou seja acompanhado por terceiros deve, também, levar consigo uma autorização dos pais assinada pelos mesmos e reconhecida pelo notário ou junto de um advogado.

 

O QUE ACONTECE SE O MEU VOO FOR CANCELADO?

Se o seu voo for cancelado existem duas possibilidades de escolha. Poderá optar pelo reembolso ou pedir gratuitamente a alteração do voo cancelado (sujeito à disponibilidade e lugares).
 

QUE ARTIGOS NÃO PODEM SER TRANSPORTADOS NA CABINE DO AVIÃO?

Não é permitido aos passageiros transportar os seguintes artigos para a área de segurança restrita e para a cabina da aeronave:

  • Armas, armas de fogo e qualquer objeto capaz, ou aparentemente capaz, de disparar um projétil ou provocar ferimentos, incluindo todas as armas de fogo (pistolas, revólveres, rifles, caçadeiras, etc.) Réplicas e imitações de armas de fogo, Peças componentes de armas de fogo (excluindo miras e visores telescópicos), pistolas de ar comprimido, rifles e armas de chumbos. Pistolas de sinalização, pistolas de alarme, armas de brinquedo de todos os tipos, armas de ar comprimido e de CO2, como pistolas, armas de chumbos, rifles, armas de esferas, pistolas de cavilhas e pistolas de pregos, arcos, catapultas, arpões e espingardas submarinas, armas de abate humanitário de animais, dispositivos de choque ou atordoamento, p. ex.. armas paralisantes, teasers, bastões paralisantes, bastões elétricos, armas balísticas de energia (laser), isqueiros em forma de arma.
  • Armas pontiagudas/afiadas e objetos cortantes: artigos pontiagudos ou afiados capazes de causar lesões, incluindo machados e machadinhas, setas e dardos, grampos de ferro (arpéus de abordagem, barras de ferro com gancho ou placa com espigões de ferro utilizadas em montanhismo), arpões e lanças, machados para gelo e picadores de gelo, patins para gelo, canivetes bloqueáveis ou de ponta e mola com lâmina superior a 6 cm, facas, incluindo de cerimónia, religiosas e de caça, fabricadas em metal ou em qualquer outro material suficientemente resistente para ser utilizado como arma potencial, cutelos, catanas, lâminas de barbeiro e lâminas de barbear (excluindo lâminas de barbear de segurança ou descartáveis com lâminas fechadas num cartucho), sabres, espadas e bengalas com lâmina, bisturis, tesouras com lâminas de comprimento superior a 6 cm medido desde o fulcro, bastões de esqui/caminhada, estrelas ninja e ferramentas profissionais com lâmina ou haste superior a 6 cm com potencial para serem utilizadas como arma pontiaguda ou aguçada, por exemplo, berbequins e brocas, x-actos, todo o tipo de serras, chaves de parafusos, pés-de-cabra, martelos, alicates, chaves inglesas/de boca e maçaricos.
  • Instrumentos contundentes: qualquer instrumento contundente capaz de provocar lesões, incluindo raquetas de ténis, tacos de basebol e softebol, mocas ou bastões – rígidos ou flexíveis – por exemplo, cassetetes (cassetetes de chumbo revestidos a couro com haste flexível) bastões, tacos de críquete, tacos de golfe, tacos de hóquei e hurley, tacos de lacrosse, pagaias de caiaque e canoa, pranchas de skate, tacos de bilhar e snooker, canas de pesca e equipamento de artes marciais, por exemplo, soqueiras, tacos, cassetetes, matracas, nunchucks, kubotans, kubasaunts.
  • Explosivos e substâncias inflamáveis: qualquer explosivo ou substância altamente combustível que constitua um risco para a saúde dos passageiros e tripulação ou para a segurança/proteção do avião ou dos bens, incluindo munições, detonadores de mecha, detonadores e fusíveis, explosivos e dispositivos explosivos, réplicas ou imitações de materiais ou dispositivos explosivos, minas e outro material militar explosivo, granadas de todos os tipos, gás e recipientes de gás, por exemplo, butano, propano, acetileno, oxigénio – em grandes volumes, fogo-de-artifício, foguetes de sinalização de todas as formas e outro material pirotécnico (incluindo estalinhos e fulminantes), fósforos não seguros, recipientes ou cartuchos geradores de fumo, combustível líquido inflamável, por exemplo, gasolina, diesel, combustível de isqueiros, álcool, etanol, tinta em spray aerossol, aguarrás e diluente de tinta, bebidas alcoólicas que excedam os 70% de volume (140% proof)
  • Substâncias químicas e tóxicas: todas as substâncias químicas ou tóxicas que apresentem um risco para a saúde dos passageiros e tripulação ou para a segurança/proteção do avião ou bens, incluindo: ácidos e alcalis, por exemplo, baterias “húmidas” sujeitas a derramamento, substâncias corrosivas ou branqueadoras – por exemplo, mercúrio, cloro, gases, químicos ou sprays incapacitantes – por exemplo, cloroacetofenona, gás pimenta, gás lacrimogéneo, sprays ácidos, sprays repelentes de animais, material radioativo – por exemplo, isótopos medicinais ou comerciais, venenos, material infecioso de risco biológico – por exemplo, sangue contaminado, bactérias e vírus, material suscetível de ignição ou combustão espontânea, extintores de incêndio (exceto os autorizados pelos protocolos de incêndio como equipamento de emergência para aviões).
  • O transporte de líquidos, aerossóis e gel na área de segurança restrita de um aeroporto e a bordo da aeronave é controlado de acordo com os requisitos de Segurança da UE.
  • Os seguintes artigos não devem ser colocados na Bagagem de Porão: Cigarros eletrónicos, Dinamite, pólvora, explosivos, incluindo detonadores, mechas, munições, granadas, minas, cartuchos explosivos e explosivos plásticos. Réplicas e imitações de armas de fogo, arpões, armas de brinquedo de todos os tipos.  Gases: propano, butano. Líquidos inflamáveis, incluindo gasolina, metanol, sólidos inflamáveis e substância reativas, incluindo magnésio, acendalhas, fogo-de-artifício, foguetes e outros materiais pirotécnicos. Oxidantes e peróxidos orgânicos, incluindo lixívia e kits de reparação automóvel. Substâncias tóxicas ou infeciosas, incluindo raticidas, sangue infetado, material radioativo, incluindo isótopos medicinais ou comerciais. Corrosivos, incluindo mercúrio, baterias de veículos, componentes do sistema de combustível automóvel que contenham combustível. Óleo alimentar (como o azeite) excedendo 1 litro em volume.
  • Quaisquer objetos afiados incluídos na Bagagem de Porão devem ser embrulhados  de forma segura para evitar ferimentos no pessoal de revista e manuseamento.

 

QUAL É O LIMITE DA BAGAGEM DE MÃO?

Todos os passageiros têm direito a levar uma mala de mão. O peso máximo e dimensões varia de companhia para companhia. Consulte-nos.
 

QUAL É O LIMITE DA BAGAGEM DE PORÃO?

O peso máximo são 32kg por mala, as dimensões, preços e condições de transporte variam de companhia para companhia. Consulte-nos.

 

Subscreva a nossa newsletter e receba as melhores ofertas e promoções

Consulte aqui alguns Sites e Informações úteis

Caso deseje esclarecer dúvidas peça mais Informações

Em cumprimento da lei nº 144/2015 informamos que para a resolução de conflitos de consumo deve ser contactada a comissão arbitral do Turismo de Portugal www.turismodeportugal.pt